Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Destaques > Uncategorised > Discente do Ponto Focal Realiza Curso na Alemanha via Programa de Internacionalização do Ifes
Início do conteúdo da página

Discente do Ponto Focal Realiza Curso na Alemanha via Programa de Internacionalização do Ifes

Entre os meses de junho e julho de 2025, a aluna Robertha dos Santos Peixoto participou de uma mobilidade acadêmica internacional como parte do processo de internacionalização do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina. A discente foi contemplada pelo Programa Institucional de Intercâmbio e Cooperação em Pesquisa e Pós-Graduação (PROINTER) do Ifes.

Durante 20 dias fora do Brasil, Robertha teve a oportunidade de cursar o “Summer Course on European Intellectual Property Law”, promovido pela Academy of European Law (ERA), na cidade de Trier, Alemanha. O curso ofereceu uma formação intensiva em temas centrais da propriedade intelectual no contexto europeu, como o marco legal da União Europeia e internacional, marcas e desenhos industriais (incluindo a reforma do design da UE), indicações geográficas para produtos alimentares e artesanais, direito autoral na era digital, patentes, certificados complementares de proteção (SPCs), o Tribunal Unificado de Patentes, licenciamento, exaustão de direitos e litígios transfronteiriços.

WhatsApp Image 2025 06 30 at 05.10.53

Um dos momentos mais marcantes da experiência, segundo Robertha, foi a visita ao Tribunal de Justiça da União Europeia (CJEU), em Luxemburgo, onde foi possível assistir a uma audiência, permitindo uma compreensão prática das normas discutidas em sala. O curso contou com a participação de profissionais de mais de 20 países, incluindo advogados, juízes, examinadores de patentes e representantes de organizações internacionais. Robertha relata: "Estive ao lado de colegas oriundos da Letônia, Luxemburgo, Coreia do Sul, Croácia, Bósnia, Turquia, Bélgica, Estônia, Bulgária, Malta, entre outros, sendo a única brasileira presente na edição de 2025. A convivência multicultural foi especialmente enriquecedora, proporcionando uma intensa troca de experiências que fortaleceu a criação de laços significativos e uma rede internacional de contatos internacionais".

WhatsApp Image 2025 07 21 at 12.15.11

Robertha pode ainda conhecer instituições e locais estratégicos no cenário global da inovação. Em Genebra, na Suíça, Roberta visitou a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI / WIPO – World Intellectual Property Organization), a Organização Mundial do Comércio (OMC / WTO – World Trade Organization), a Organização das Nações Unidas (ONU / UN – United Nations) e o marco simbólico da Cadeira Quebrada, monumento que representa a luta contra as minas terrestres. Em Munique, na Alemanha, conheceu o Museu da BMW, e em Zurique, também na Suíça, visitou o Museu da FIFA.

WhatsApp Image 2025 07 21 at 12.15.09

"Essa mobilidade acadêmica representou um marco na minha trajetória profissional e pessoal. Além de aprofundar meus conhecimentos em propriedade intelectual sob a perspectiva europeia, fortaleceu minha compreensão sobre os desafios e avanços da cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação. A experiência reafirmou meu compromisso com a produção de conhecimento aplicada e com a inserção do Brasil em espaços globais de diálogo e construção conjunta. Sou grata ao IFES e ao PROFNIT pela oportunidade e por viabilizarem uma jornada tão transformadora", destaca a discente.

 

 

 

Fim do conteúdo da página