Discente do Ponto Focal Realiza Curso na Alemanha via Programa de Internacionalização do Ifes
Entre os meses de junho e julho de 2025, a aluna Robertha dos Santos Peixoto participou de uma mobilidade acadêmica internacional como parte do processo de internacionalização do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina. A discente foi contemplada pelo Programa Institucional de Intercâmbio e Cooperação em Pesquisa e Pós-Graduação (PROINTER) do Ifes.
Durante 20 dias fora do Brasil, Robertha teve a oportunidade de cursar o “Summer Course on European Intellectual Property Law”, promovido pela Academy of European Law (ERA), na cidade de Trier, Alemanha. O curso ofereceu uma formação intensiva em temas centrais da propriedade intelectual no contexto europeu, como o marco legal da União Europeia e internacional, marcas e desenhos industriais (incluindo a reforma do design da UE), indicações geográficas para produtos alimentares e artesanais, direito autoral na era digital, patentes, certificados complementares de proteção (SPCs), o Tribunal Unificado de Patentes, licenciamento, exaustão de direitos e litígios transfronteiriços.
Um dos momentos mais marcantes da experiência, segundo Robertha, foi a visita ao Tribunal de Justiça da União Europeia (CJEU), em Luxemburgo, onde foi possível assistir a uma audiência, permitindo uma compreensão prática das normas discutidas em sala. O curso contou com a participação de profissionais de mais de 20 países, incluindo advogados, juízes, examinadores de patentes e representantes de organizações internacionais. Robertha relata: "Estive ao lado de colegas oriundos da Letônia, Luxemburgo, Coreia do Sul, Croácia, Bósnia, Turquia, Bélgica, Estônia, Bulgária, Malta, entre outros, sendo a única brasileira presente na edição de 2025. A convivência multicultural foi especialmente enriquecedora, proporcionando uma intensa troca de experiências que fortaleceu a criação de laços significativos e uma rede internacional de contatos internacionais".
Robertha pode ainda conhecer instituições e locais estratégicos no cenário global da inovação. Em Genebra, na Suíça, Roberta visitou a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI / WIPO – World Intellectual Property Organization), a Organização Mundial do Comércio (OMC / WTO – World Trade Organization), a Organização das Nações Unidas (ONU / UN – United Nations) e o marco simbólico da Cadeira Quebrada, monumento que representa a luta contra as minas terrestres. Em Munique, na Alemanha, conheceu o Museu da BMW, e em Zurique, também na Suíça, visitou o Museu da FIFA.
"Essa mobilidade acadêmica representou um marco na minha trajetória profissional e pessoal. Além de aprofundar meus conhecimentos em propriedade intelectual sob a perspectiva europeia, fortaleceu minha compreensão sobre os desafios e avanços da cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação. A experiência reafirmou meu compromisso com a produção de conhecimento aplicada e com a inserção do Brasil em espaços globais de diálogo e construção conjunta. Sou grata ao IFES e ao PROFNIT pela oportunidade e por viabilizarem uma jornada tão transformadora", destaca a discente.
Redes Sociais